O que aprendemos com a história de Abraão ?
Abraão é nosso pai na fé, mas você sabe porque ele se tornou nosso pai na fé ?
Bem, vamos na bíblia ver o que Deus disse a Abraão a muitos anos atrás.
Em Gênesis 22.1-3 diz:
"Algum tempo depois Deus pôs Abraão a prova. Deus o chamou pelo nome e ele respondeu:
- Estou aqui.
Então Deus disse:
- Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício.
No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada, arreou seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado. ..."
Se você percebeu, Abraão não esperou para fazer o que Deus o havia ordenado. Ele não esperou uma semana, um mês, um ano, não! Ele obedeceu, porque acima do amor que ele tinha para com o seu filho, ele amava e obedecia a Deus. Abraão colocou a vontade de Deus acima das suas, obedeceu mesmo que para isso tivesse que matar seu próprio filho, que por tantos anos ele esperou. Abraão cria que Deus não o iria desanparar, mas iria honra-lo.
Mas, por que Abraão tinha essa certeza dentro de si ? Porque ele não havia negado a Deus! Tudo quanto Deus o pedia ele dizia "Eis-me aqui", então se ele era fiel para com Deus, Deus estava na "obrigação" de não o desamparar. Deus é justo para com aquele que é fiel a Ele. Por isso Deus não desamparou a Abraão, como veremos a seguir:
"Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Em seguida pegou a faca para mata-lo. Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do SENHOR o chamou, dizendo:
- Abraão! Abraão!
- Estou aqui - respondeu ele.
O Anjo disse:
- Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.
...Mas uma vez o Anjo do SENHOR, lá do céu, chamou Abraão e disse:
- Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, eu juro pelo meu próprio nome - diz Deus, o SENHOR - que abençoarei você ricamente. Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos. Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei." (Gênesis 22.9-13 e Gênesis 22.15-19)
Abraão foi fiel para com Deus, assim também nós devemos ser. Se Abraão não negou o seu filho, seu filho tão amado, por que nós negaríamos a Deus em algo que Ele nos peça ? Foi Ele quem nos deu e Ele tem todo o direito de pedir!
Deus nos pede algo para que Ele venha ter a certeza de que não colocamos aquilo acima dEle.
Se Deus lhe pediu algo, não hesite em Lhe entregar. Não permita que algo ou alguém esteja acima de Deus em sua vida.
Se Abraão tivesse negado o seu filho a Deus, hoje ele não seria o nosso pai na fé. Abraão não negou e hoje é um exemplo de homem de Deus. Faça sua parte hoje e amanhã você poderá também ser um exemplo para alguém.
Comments